No dia 24/06, foi entregue em Porto Belo a única unidade de conservação em área urbana do Estado.
- Josiani Salles
- 22 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de jan. de 2023
No dia 24/06, foi entregue em Porto Belo a única unidade de conservação em área urbana do Estado. Totalizando 1.176,56 m² de área construída, 4 mil m² de deck suspenso e 99 mil m² de área de terreno, o Parque Natural Municipal da Lagoa do Perequê foi idealizado pela ABC Empreendimentos, que investiu mais de R$ 4,2 milhões para tirar esse sonho do papel.
Para o diretor da ABC Empreendimentos, Abelardo Benigno, a idealização é inspirada no Central Park, em Nova Iorque.
— O Parque é singular e beneficia a todos, não só Porto Belo, mas as cidades do entorno, comprovando o amor pela natureza e o avanço das parcerias entre setor público e privado — diz Abelardo Benigno.
Projeto inovador para a região
O projeto conta com um deck de passeio sobre a Lagoa Perequê em meio a vegetação de mangue, playground, salão de festas, cafeteria, espaços de uso comum, anfiteatro a céu aberto, estacionamento, a sede da Fundação Municipal do Meio Ambiente – FAMAP de Porto Belo, e o desassoreamento do lago.
O desassoreamento é o processo de remoção de resíduos e sedimentos acumulados no fundo da lagoa, aumentando a profundidade e a vida de animais aquáticos. Antes da realização do processo, a lâmina d’água era de 30 a 90 centímetros. Após a conclusão do procedimento, a profundidade da lagoa ficou entre 3,50m e 3,90 metros.
Além disso, o Parque também contará com segurança, através do sistema de iluminação e videomonitoramento 24h.

Conquista ambiental
Já para o prefeito de Porto Belo, Joel Orlando Lucinda, esta é uma conquista social e ambiental.
— O Parque Natural Municipal da Lagoa do Perequê atende ao anseio dos municípios e de todos que frequentam as praias de Porto Belo, vai ao encontro da evolução de políticas públicas ambientais e turísticas, em especial, o viés conservacionista executado pelo Governo Municipal — ressalta o prefeito.
Comments